AVALIAÇÃO DA FACE

A FACE

 

Possui uma anatomia extremamente complexa, pois envolve estruturas diferentes com funções diferentes, movimentações específicas e toda uma rede de vasos, nervos e músculos que se relacionam. Como há variações entre cada segmento, cada um é abordado de forma direcionada, mas considerando sempre todo o conjunto. O cirurgião plástico é o profissional que possui o maior tempo de estudos e prática da visão clínica para a identificação e planejamento do tratamento, além de treinamento das habilidades técnicas necessárias para proceder ao processo cirúrgico da melhor forma possível.

PROPORÇÕES

 

A face é subdivida em 3 terços: superior, médio e inferior. O terço superior contém a testa (fronte) e os supercílios (com as sobrancelhas), o terço médio tem os olhos, pálpebras, nariz e maçãs do rosto, o terço inferior a boca, o queixo (mento), as bochechas e a mandíbula. Há também a divisão longitudinal em 5 partes, de larguras similares, e que também servem como guia de proporções.

DIFERENÇAS ENTRE OS GÊNEROS

 

O rosto feminino possui um formato que lembra um triangulo invertido, com os ângulos mandibulares abertos e pouco marcados, apresentando suavidade nas formas. No terço superior, as sobrancelhas devem ser arqueadas, com a porção lateral mais elevada e um pequeno caimento nas extremidades. O sulco da pálpebra superior deve ser aparente, cerca de 2 a 3mm acima da linha ciliar e percorrendo quase toda a sua extensão.

Já no homem, a forma lembra um quadrado, com os ângulos mandibulares mais definidos e menos abertos. As sobrancelhas masculinas são menos arqueadas, sendo mais horizontalizadas (veja mais na seção para Homens).

Face feminina
Face masculina

SINAIS DO ENVELHECIMENTO FACIAL

 

Com o passar do tempo, surgem sinais comumente presentes em pessoas de idades mais avançadas e que podem ser listadas de forma sistemática, como as apresentadas na figura abaixo aos quais também somam-se os sulcos da fronte ("rugas da testa"), sulcos periorbitais laterais ("pés de galinha"), ptose da gordura malar ("queda da macã do rosto"), apergaminhamento da pele ("afinamento e rugosidade da pele"), entre outros.

 

Bandas patismais
"Papada"

REGIÃO CERVICAL

 

Nessa porção, os principais sinais de envelhecimento são as famosas bandas platismais, que são observadas na visão de frente e constituem-se em "cordões verticais" de pele, e a "papada", que é a perda do ângulo entre a região inferior do queixo e o pescoço pela flacidez e queda de estruturas.

PERFIL

 

Ao avaliarmos o perfil, consideramos linhas imaginárias que relacionam cada estrutura facial de modo a nos guiar no planejamento cirúrgico. Porém, não são parâmetros rígidos e devem ser utilizados somente como referência para o processo de tratamento.

Além da face propriamente dita, nesse plano de visão avaliamos também a região cervical anterior, onde comumente se forma a "papada" que, como dito anteriormente, também constitui um dos sinais do envelhecimento, mas que pode surgir em outras situações como perdas de peso consideráveis, flacidez de pele, etc.

SUPERCÍLIOS

 

O supercílio (sobrancelhas) tem um formato em "asa de gaivota" em mulheres jovens, com os dois terços mediais apresentando uma trajetória discretamente inclinada e o terço lateral, apresentando sentido inferior.

Diferentemente, os homens apresentam os dois terços mediais horizontalizados e uma pequena declinação no terço lateral.

Como visto anteriormente, o envelhecimento traz a perda dessa forma através da queda do supercílio, que algumas vezes pode obstruir a abertura ocular resultando em dificuldades visuais.

O reposicionamento pode ser conseguido com aplicações de toxina botulínica e em alguns casos, cirurgia (saiba mais em "LIFTING FRONTAL").

LÁBIOS

 

Muito significativos na expressão facial, os lábios também apresentam características próprias que, além de mudar com o passar do tempo, variam entre cada pessoa. Porém, há algumas mais presentes em lábios considerados bonitos e que servem como guia no remodelamento dessa região. Entre elas estão o chamado "arco do cupido" que é a forma da borda de cima, do lábio superior, e que tem um formato em "M" aberto e outra, a relação entre as alturas, em que o inferior é um pouco maior estando, em suas porções centrais, em proporção de 40% para o superior e 60% para o inferior.

Algumas pessoas apresentam naturalmente essas característimas mais aparentes, mas outras apresentam lábios mais "finos".

Com o envelhecimento, os lábios tendem a ficarem mais delgados, perdendo-se a proporção entre o seguimento superior e o inferior, o "arco do cupido" se torna menos definido e surgem as rugas periorais (também conhecidas como "código de barras").

A maioria dos casos pode ser tratada com preenchimentos associados algumas vezes com peelings ou lasers. Raramente, recorre-se a cirurgia.

PRÓXIMOS PASSOS

 

Através da correta identificação da alteração a ser tratada, observando-se as suas causas e analisando globalmente a face, o planejamento cirúrgico é feito. Cada segmento receberá a abordagem específica, considerando-se as características anatômicas e queixas do paciente.

A avaliação pré-operatória é bastante criteriosa, pois é importante que todos os fatores de saúde estejam em ótimas condições para que o processo cirúrgico ocorra com a máxima segurança. Comorbidades como diabetes e hipertensão devem ser avaliados pois têm grande influência na cicatrização.

Além disso, o uso de qualquer medicamento também deve ser lembrado e pode ser necessária a suspensão temporária, pois alguns têm interferência negativa.

O tabagismo é um fator de extrema importância e não pode ser esquecido.

Também deve-se avaliar alergias, outros problemas de saúde e até os alimentos ingeridos próximos ao procedimento.

Exames e avaliação de Risco Cirúrgico devem ser realizados para garantir que o paciente esteja apto ao procedimento.

Visite as demais seções do site para conhecer os tratamentos para cada região.

 
 
 

Se ainda ficou com alguma dúvida, envie-nos uma mensagem. A sua questão poderá aparecer na seção de Perguntas & Respostas que estamos organizando e será publicada em breve neste site.

Cliningá - Av Luiz Teixeira Mendes, 2136 - 87015-001 - Maringá-PR - (44) 3305-0268

© Dr Alex Sasaki. Todos os direitos reservados.