CIRURGIAS DAS MAMAS

MAMOPLASTIA DE AUMENTO (PRÓTESES MAMÁRIAS)

 

Uma das cirurgias plásticas estéticas mais realizadas, a mamoplastia de aumento, é o desejo de muitas mulheres. De fato um dos atributos femininos mais notados são as mamas e as pacientes que passam por esse procedimento relatam um grande salto na auto-estima.

 

Atualmente são várias as opções de implantes a disposição e a escolha é primariamente baseada no desejo da paciente, porém, é dever do bom cirurgião informar sobre quais seriam ideais para o biotipo e quais são as marcas mais confiáveis.

As vias de acesso preferenciais são inframamária e periareolar, devido as menores taxas de complicações, mas as opções são discutidas na consulta.

O local pode ser submuscular ou subglandular, dependendo do corpo e do desejo da paciente.

 

A recuperação costuma ser rápida, com o inchaço desaparecendo após 3 semanas. Os pontos são removidos após a segunda semana e o paciente pode retornar para o trabalho geralmente com 7-15 dias.

MAMOPLASTIA REDUTORA

 

Enquanto muitas pacientes desejam aumentar, outras preferem diminuir o tamanho das mamas. Isso ocorre porque algumas possuem as condições chamadas de hipertrofia mamária ou gigantomastia, quando grandes volumes mamários causam desconforto tanto estético quanto físico, com dores nos ombros devido as alças dos sutiãs que pressionam com o peso, dores na coluna e má postura (tanto pelo peso quanto pelo desconforto estético).

 

A mamoplastia redutora é a cirurgia que reduz o volume e o tamanho das mamas trazendo grande alívio para essas pacientes.

 

No pré-operatório são solicitados exames e Risco Cirúrgico.

 

A cicatriz geralmente tem o formato de "T" invertido, podendo variar em extensão.

Há necessidade de internação de 1 dia, os pontos são removidos após a terceira semana e o tempo de afastamento das atividades é de 3 a 4 semanas.

Há necessidade de usar sutiã de pós operatório por 1-2meses.

MASTOPEXIA

 

É a cirurgia para o reposicionamento mamário ("levantar as mamas"). É indicada para aquelas que possuem um formato "caído" e podem ou não ter algum volume. Certos casos são frequentemente tratados somente com implantes mamários, porém com o passar do tempo tendem a apresentar novamente a queda, portanto, para se ter um resultado duradouro, é necessário que seja realizada a mastopexia, que é a mamoplastia com ou sem próteses e a retirada de pele para remodelar as mamas.

 

Os implantes podem ser colocados subglandular ou submuscular, a cicatriz também é em "T" invertido, porém geralmente bem menor do que na mamoplastia redutora.

 

A recuperação demora em média 1 mês, com o inchaço desaparecendo após 2-3 semanas. Os pontos são removidos após a terceira semana e o paciente pode retornar para o trabalho geralmente com 14-21 dias. Há necessidade de usar sutiã de pós operatório por 1-2meses.

MAMOPLASTIA DE AUMENTO ATRAVÉS DE LIPOENXERTIA

 

Para pacientes que almejam pouco aumento das mamas e que desejam um formato natural, a lipoenxertia pode ser uma excelente opção.

A técnica consiste em coletar gordura de outra região do corpo e implantar essa gordura nas mamas até aumentar o volume conforme desejado.

O resultado são mamas maiores e com formato bastante natural.

 

As cicatrizes são mínimas pois não há cortes extensos. A recuperação demora cerca de uma ou duas semanas e há a necessidade de uso de cintas compressivas.

VEJA TAMBÉM:

 
 
 

Se ainda ficou com alguma dúvida, envie-nos uma mensagem. A sua questão poderá aparecer na seção de Perguntas & Respostas que estamos organizando e será publicada em breve neste site.

Cliningá - Av Luiz Teixeira Mendes, 2136 - 87015-001 - Maringá-PR - (44) 3305-0268