A CIRURGIA
É responsável pela restauração da estética das pálpebras. É comum que com o passar do tempo, haja a formação de excesso de pele nas pálpebras superiores o que, além de às vezes ser inestético, pode prejudicar a visão por "pesar" sobre a abertura ocular.
A porção inferior também sofre alterações com a idade, evidenciando-se as bolsas de gordura e formações reduntantes de pele, que deixam o olhar com aspecto de "cansado".
Além das alterações decorrentes da idade, existem outras indicações para variações da blefaroplastia como a ptose palpebral, descendentes de orientais que desejam ter o sulco palpebral superior (veja abaixo em "Ocidentalização"), xantelasmas (placas amareladas sobre a pele das pálpebras) e outras.
A CICATRIZ
Na blefaroplastia superior, a cicatriz fica sobre o sulco palpebral superior, e na blefaroplastia inferior pode não ser necessário fazer cortes externos mas, se preciso, a cicatriz fica localizada rente a margem ciliar inferior.
Em todos os casos, na grande maioria das vezes as cicatrizes ficam imperceptíveis, pois a cicatrização nessa região costuma ser excelente.
"OCIDENTALIZAÇÃO"
É a cirurgia que produz o sulco pálpebral superior em pálpebras tipicamente orientais, que não a possuem em cerca de 50% dos casos. O termo "ocidentalização" é enganoso, pois a paciente geralmente não tem o desejo de perder as características raciais, mas sim quer tornar o olhar mais expressivo e melhor delineado.
A cicatriz é menor que na blefaroplastia convencional e a técnica também é diferente, mas os cuidados e tempo de recuperação são semelhantes. O resultado costuma ser bastante satisfatório.
PÁLPEBRAS INFERIORES
Algumas poucas pessoas mesmo jovens possuem as chamadas "bolsas" nas pálpebras inferiores, mas o mais comum é que elas apareçam com o passar do tempo. Entretanto não é categoricamente um indicativo da idade e, quando presentes, tornam o olhar "cansado" e muitas vezes transmitem a idéia de que a pessoa tem uma idade muito mais avançada do que a realidade!
E embora faça parte do rol de cirurgias para o rejuvenescimento facial, pode ser realizada em pessoas jovens que necessitam de um remodelamento do olhar.
A CIRURGIA e o PÓS-OPERATÓRIO
O procedimento em si tem duração média de 1 a 2h, dependendo se houver a necessidade de tratamento somente da pálpebra superior, inferior ou das duas. Geralmente não há necessidade de internação e a alta é no mesmo dia. Não há necessidade de oclusão dos olhos e o paciente fica com os pontos para serem retirados em alguns dias. A maior parte do inchaço cede em duas semanas, atingindo o máximo no 3o dia reduzindo depois desse período.
Todo o acompanhamento pós-operatório é realizado de perto pelo Dr Alex, em sua clínica, e todas as orientações são passadas antes e repassadas no pós.
Saiba mais sobre os tratamentos das outras áreas da face:
Se ainda ficou com alguma dúvida, envie-nos uma mensagem. A sua questão poderá aparecer na seção de Perguntas & Respostas que estamos organizando e será publicada em breve neste site.