CICATRIZ

O processo de recuperação da pele que sofre uma ruptura na sua integridade é denominado cicatrização, e forma uma alteração diferente da estrutura celular normal. Essa diferença é visível a olho nu na forma que conhecemos, após o local se recuperar. Elas podem se tornar menos, mais aparentes ou assumir formas ditas patológicas como a cicatriz hipertrófica ou os temidos quelóides.

HIPERTRÓFICA OU QUELÓIDE?

 

Frequentemente os pacientes se confundem com essas duas formas, e acabam denominando uma cicatriz hipertrófica de quelóide, mas elas são diferentes na apresentação e no tratamento.

De forma simples, a hipertrófica é mais elevada porém não invade a pele normal enquanto o quelóide é mais agressivo e pode crescer muito além do formato do ferimento ou corte que lhe deu origem.

HIPERTRÓFICA

QUELÓIDE

TRATAMENTO

 

Pode variar entre excisão e troca por uma cicatriz menos aparente, placas de silicone, malhas compressivas, injeções de medicamentos com o objetivo de reduzí-las, beta terapia ou uma associação dessas modalidades. Tudo vai depender do tipo e local da cicatriz.

VEJA TAMBÉM:

 
 
 

Se ainda ficou com alguma dúvida, envie-nos uma mensagem. A sua questão poderá aparecer na seção de Perguntas & Respostas que estamos organizando e será publicada em breve neste site.

© Dr Alex Sasaki. Todos os direitos reservados.

Cliningá - Av Luiz Teixeira Mendes, 2136 - 87015-001 - Maringá-PR - (44) 3305-0268