OTOPLASTIA
(ORELHAS DE ABANO)
CRIANÇAS
As orelhas de abano são causas frequentes de bullying em crianças a tal ponto da otoplastia, nome da cirurgia que as corrige, ser considerada reparadora e não somente uma questão estética. A idade mínima para sua realização é a partir dos 6-7 anos, época em que se finaliza a sua formação.
ADULTOS
Adultos frequentemente procuram os benefícios do procedimento. Mulheres e homens recorrem a cirurgia por motivos similares: elas relatam não conseguir usar penteados em que os cabelos ficam presos, e eles muitas vezes evitam cortes masculinos como o undercut, pois as orelhas ficam demasiadamente em evidência por algum grau de protrusão.
A CIRURGIA
O procedimento vai muito além de "só dar um pontinho" atrás da orelha, como muitos pacientes pensam, e sim consiste em remodelar toda a cartilagem para que se obtenha uma nova forma.
Existe uma grande variedade de técnicas para isso, e todas devem ser aplicadas para buscar formar as curvas e segmentos naturais de uma orelha comum, mas de maneira geral a cicatriz resultante fica posicionada na parte de trás e com o tempo se torna praticamente imperceptível.
PÓS OPERATÓRIO
O paciente recebe alta no mesmo dia, com curativo cirúrgico que é retirado em 24h. Depois disso, deve-se usar uma faixa para proteção do tipo "bailarina" para as mulheres ou "tenista" para os homens por um período de mais ou menos 30 dias. Os pontos são retirados em 3 semanas.
VEJA TAMBÉM:
Se ainda ficou com alguma dúvida, envie-nos uma mensagem. A sua questão poderá aparecer na seção de Perguntas & Respostas que estamos organizando e será publicada em breve neste site.