RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

Graças aos avanços da medicina, mais mulheres têm vencido a guerra contra o câncer de mama. Como parte do tratamento, são obrigadas a retirar um ou ambos conjuntos glandulares, o que faz com que percam não só uma parte do corpo mas também uma parte de sua feminilidade. Nesse contexto, a Cirurgia Plástica tem o papel de resgatar o sentimento de plenitude e compreende que não se trata somente de uma questão anatômica, pois o desejo de se sentir completa está relacionado principalmente ao anseio de se sentir e de se apresentar como mulher.

Técnica do Retalho de Grande Dorsal
Técnica TRAM

PRINCÍPIOS E TÉCNICAS

 

Do ponto de vista cirúrgico, o primeiro objetivo é reconstruir o que é chamado de monte mamário. As opções técnicas para se conseguir isso são diversas, constituindo-se basicamente em transferência de tecidos, ou seja, usar outra parte do corpo como doadora para a nova mama. Classicamente as melhores áreas que atendem o objetivo de forma confiável e com mínimas sequelas são a região inferior do abdome e a as costas, sendo que esta geralmente exige o uso de implante de silicone para se conseguir o volume adequado e aquela, não.

Outras opções compreendem o uso de expansores teciduais e técnicas de lipoenxertia, que podem ser aplicados dependendo do caso.

O segundo passo é a simetrização, quando são realizados a reconstrução da aréola e papila mamária e ajustes de tamanho para que ambas fiquem similares.

RESULTADO

 

Os cuidados de pós operatório vão variar de acordo com a técnica escolhida. Mas para essas pacientes que já venceram uma batalha tão dura, a reta final é concluída com mais leveza. O nivel de satisfação é geralmente grande. Tanto para a paciente quanto para o cirurgião.

 
 
 

Se ainda ficou com alguma dúvida, envie-nos uma mensagem. A sua questão poderá aparecer na seção de Perguntas & Respostas que estamos organizando e será publicada em breve neste site.

Cliningá - Av Luiz Teixeira Mendes, 2136 - 87015-001 - Maringá-PR - (44) 3305-0268

© Dr Alex Sasaki. Todos os direitos reservados.